História da Escola
A idéia de criação de cursos ligados ao Ensino da Contabilidade é antiga.

Pedro Filgueiras, em 1909, instalou um curso de Escrituração Mercantil, Contabilidade Comercial e Caligrafia que foi transformado em uma pequena Escola de Comércio.
Depois, 1936, o professor Wilfredo Pinheiro dirigiu um curso especializado em Comércio, instalado nas dependências do Colégio “Maria Imaculada”. Mas tudo começou mesmo em 1938, quando a “Escola Normal Oficial” absorveu o Ginásio Municipal (formação secundária – criado em 1° de outubro de 1928) e a “Escola Normal Livre” (formação de professores para o Ensino Primário, instalada no Colégio “Maria Imaculada” e em 1933 anexadas ao Ginásio Municipal Livre), que eram dirigidas pelo professor José Barreto Coelho e que funcionavam num casarão no largo do mercado. Como o professor era muito competente, todos achavam que a Escola Normal seria dirigida por ele.
Todavia uma série de motivos o impediu de ocupar o cargo e ele apesar de decepcionado não desanimou, continuou trabalhando e em 1° de outubro de 1939, fundou a Escola Técnica de Comércio de Mococa, que no inicio de suas atividades mantinha os cursos: Contabilidade Básica e Técnico em Contabilidade.
Instalara-se no prédio do largo do mercado (hoje é estacionamento), utilizando-se do mesmo equipamento do antigo Ginásio Municipal.
No ano de 1952, passou a funcionar no prédio do Instituto de Educação “Oscar Villares”, porque o prédio era antigo e estava caindo.
Em dezembro de 1971, e Escola Técnica de Comércio ganhou prédio próprio na Vila Mariana, Praça Madre Caprini, n° 69 construídos pela Prefeitura de Mococa.
O Prefeito da época Francisco Coelho de Morais, tinha uma preocupação muito grande com os problemas da educação do município.
A partir de 14 de julho de 1961, passou a denominar–se Escola Técnica de Comércio “Professor José Barreto Coelho” em justa homenagem ao fundador da Escola, figura de grande importância de Mococa, pelo trabalho que fez em favor da educação de nossas crianças e nossos jovens.
A partir de 1982, passou a ser entendida integrada à administração municipal, ligada ao departamento de Educação e Cultura, com o nome de Escola de 2° Grau Municipal “Professor José Barreto Coelho”.
Em 1999, com a instalação do Ensino Fundamental e seguindo a lei Federal que a estrutura do Ensino Técnico, passa a ser denominada EMEB-TP “Professor José Barreto Coelho”.

Foram Diretores: José Barreto Coelho, Washington Guedes Carneiro, Haidê Maria Romero Rosalino, Sérgio Augusto Dias Basto, Andréa Perri Falarini Siqueira, Gisele Maria Gonçalves e Magno Alberto Crotti. Atualmente ocupa a Direção o professor Oswaldo Elias Nassin Junior juntamente com a professora Maria José Costa e Rogéria Ap. Breda Veronezi (Assistentes de Direção) e coordenadoras: Sílvia Aparecida Grecchi (Ensino Fundamental 1º ao 5º ano e EJA - Educação de Jovens e Adultos), Marília C.P.L. Figueiredo (Ensino Fundamental 6º ao 9º ano) e Ana Lúcia do Amaral Maciel (Ensino Médio e Ensino Integrado em Contabilidade e Administração ao Médio) e uma dedicada equipe de professores e funcionários vêm realizando um trabalho relevante na formação de nossas crianças e jovens.
Hoje se denomina EMEBP “Professor José Barreto Coelho” e os cursos oferecidos pela Escola são:

- Enino Fundamental - Ensino Médio - Ensino Profissional: Contabilidade e Administração

EMEBP "PROF.JOSÉ BARRETO COELHO"
Praça Madre Caprini, 69 - CEP 13730-330 - Mococa-SP
Fone/Fax:(19) 3656 4179
e-mail:contato@barretocoelho.com.br